Palestras

As palestras técnicas sobre produção de cerveja artesanal – voltadas aos cervejeiros caseiros – serão palestradas por cervejeiros renomados no cenário homebrew e com ligacão com a Acerva. As Palestras acontecerão após o horário de trabalho nos dias 17 e 18 de outubro. O curso acontecerá nos dias 02 e 03 de novembro.

Local: Rua Morais e Silva  94, Tijuca – a mesma da festa.

Confira a programação:

Dia 17/10Dia 18/10Dia 02/11Dia 03/11Palestrante
09:00 as 16h30 09:00 as 16h30curso de produção de Sour - Aula teórica
09:00 as 16h30 09:00 as 16h30curso de produção de Sour Aula Prática
18h30 - 20:00Rodrigo Azevedo - Kveik
18h30 - 20:00Daniel Bode - Palestra sobre Concursos certificados pelo BJCP
Regras de classificação de amostras e julgamento
20:00 - 20:3020:00 - 20:30coffee break
20:30 - 22:00Mesa redonda sobre concursos. : Kelvin
Azevedo, Jarbas Menezes, Marcelo Destefano, Leandro Marques, Lucio Botelho entre outros.
20:30 - 22:00Érica Barbosa - Empreendedorismo cervejeiro: o Essencial de Marketing e Gestão

Os ingressos estão à venda no site: loja.acervacarioca.com.br

NOSSOS PALESTRANTES

 

 

 

 

 

Rodrigo Azevedo

Cervejeiro e destilador caseiro , membro da regional Acerva Niterói e São Gonçalo, Rodrigo é um dos maiores especialistas e incentivadores da levedura Kveik no Brasil. Com uma palestra bastante  concorrida no assunto, ele tráz sua experiência ao longo dos anos no cultivo e utilização desta levedura. Kveik é uma levedura extremamente diversa em termos genéticos, apresentando características que não são típicas em outras leveduras de cerveja. Com A temperatura de inoculaçao do fermento ocorre entre 37 °C – 40 °C, Kveik é uma levedura que consegue uma aceleração no processo de fermentação da cerveja  e tem atraido bastante atenção dos produtores de cervejas artesanais caseiros ou não.

 

Daniel Bode

Daniel “Bode” Barros, blogueiro, sommelier e juiz BJCP, Bode é uma referência para cervejeiros caseiros desde 2009, quando lançou o blog Henrik Boden. Palestrante de diversos temas cervejeiros,Brasil a fora, membro da Acerva Carioca reconhecido por todos como referência em cervejas artesanais, Bode ministrará uma palestra sobreConcursos certificados pelo BJCP Regras de classificação de amostras e julgamento. A palestra terminará com uma mesa redonda composta de juizes BJCP e participantes de concursos, Presenças confirmadas de:

Kelvin Azevedo
Jarbas Menezes
Marcelo Destefano
Leandro Marques
Lucio Botelho
Jarbas Menezes

entre outros.

Pedro Ribeiro

Cervejeiro desde 1997,  sommelier de cervejas. Membro fundador da AcervA Carioca, primeira associação de cervejeiros artesanais do Brasil. Possui formação em Tecnologia Cervejeira e Beer Sommelier (ICB) e certificação Technishe Universitat Munchen (Weihenstephan), Associação Brasileira de Sommelier e Association de La Sommellerie Internationale. Consultor técnico de cervejarias como a Three Monkeys, 3Cariocas e Narreal, Pedro ministrará um curso de Produção de Sour com aula teórica e prática.

Érica Barbosa

Bacharel em Marketing com pós em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV, extensão em Jornalismo Gastronômico pela FACHA e programa de Liderença do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte / Doemens, Mestre em Estilos pelo ICB e Bartender pelo Senac, com cursos de Mixologia, Harmonização, Análise Sensorial, Planejamento de Cervejaria Cigana e Brewpub, Homebrewer e Tecnologia em Processos Cervejeiros pelo Science of Beer, além de Expedição Cervejeira pela Bélgica. Foi Consultora de Marketing na maior distribuidora de cervejas artesanais do RJ e Gestora de Inbound Marketing no e-commerce The Beer Planet. Criou os cursos Marketing de Cerveja e Coquetelaria Cervejeira, ambos pioneiros no Brasil. Também é palestrante, jurada de concursos e participante do reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro 10.